Este site é administrado por Agnelo Prevost Bragança Cardeal Arns. Em comunhão com a Santa Sé Apostólica do Habblet Hotel BR/PT.

Liturgia da Palavra - Missa Pro Ecclesiae

1. As leituras são próprias para a Missa celebrada pela Igreja.

Primeira leitura — Ap 21, 9b-14

Leitura do Livro do Apocalipse

Então veio até mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias dos últimos sete flagelos, e falou comigo, dizendo: "Vem, eu te mostrarei a esposa, a mulher do Cordeiro." Ele me levou em espírito a um monte grande e alto e me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, de Deus, com a glória de Deus, e o seu brilho era como pedra preciosíssima, como jaspe cristalino. A cidade tinha um grande e alto muro, com doze portas, e nas portas doze anjos. Sobre as portas estavam escritos os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.

Salmo Responsorial  Sl 97

— Magnificavit Dominus facere nobiscum; facti sumus laetantes.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-me a vitória.

— O Senhor fez conhecer a Salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus, aclamai ao Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Segunda leitura — 1Pd 2, 4-9

Leitura da Primeira Carta de São Pedro.

Caríssimos: Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. Também vós mesmos, como pedras vivas, entrai na construção de um edifício espiritual, para serdes um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Com efeito, nas Escrituras se lê: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa. Quem nela confiar não será confundido." Para vós, portanto, que tendes fé, ela é preciosa. Mas, para os que não creem: "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular," "pedra de tropeço e rocha que faz cair." Eles tropeçam porque não obedecem à Palavra; e realmente era isso o que lhes estava reservado. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Aclamação ao Evangelho — Mt 16, 18

Alleluia, Alleluia, Alleluia.

Se for na Quaresma:
Laus tibi Christe, Rex aeternae gloriae.

Tu es Petrus, et super hanc petram, aedificabo Ecclesiam meam.

Evangelho — Mt 16, 13-19

Lectio sancti Evangelii secundum Matthaeum.

Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra Ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Preces dos Fiéis

Fratres, ferventes preces ad Deum efferamus, pro bono Ecclesiae et mundi.
— Kyrie, Eleison.

1. Collige in unitate Ecclesiam tuam, super petram quae est Christus fundatam.
2. Custodi in caritate tua Papam N., quem nobis elegisti.
3. Guberna et sustine Episcopos omnesque Evangelii missionarios.
4. Indue presbyteros caritate tua et diaconos spiritu servitii.
5. Sanctifica religiosos et religiosas in sequela Christi pauperis, casti et oboedientis.
6. Exstingue ex cordibus hominum omne odium et rancorem.
7. Sustine eos qui in tribulatione et in dolore versantur.
8. Inspira iuvenibus proposita bonitatis et senioribus laetitiam testimonii.
9. Fove in nobis caritatem erga omnes fratres et sorores in necessitate.
10. Admitte fideles defunctos in coetum sanctorum.

Exaudi, Deus, orationem nostram: sapientia tua nos adiuvet ut in via Evangelii ambulemus, ut, in mundi vicissitudinibus, semper ad spem convertamur, quae in Christo Domino fulget. Qui vivit et regnat in saecula saeculorum.
Amen.